Freguesia de Santa Cruz

O Berço da Lagoa

PATRIMÓNIO

A freguesia de Santa Cruz é o núcleo urbano mais antigo da cidade de Lagoa, estando nele implantado o poder municipal e o poder religioso – os Paços do Concelho e a Igreja Matriz. A par destas duas instituições existem outras que se foram fixando no decorrer dos séculos, ligadas ao poder autárquico, ao poder religioso e à sociedade civil.

Serenata a Santa Cruz

És terra que à memória
Santa Cruz recordar
És berço da nossa história
Monumentos de encantar

São Conventos e ermidas
Que nos trazem devoção
A um santo popular
Santo António é tradição

Somos o grupo de cantares
Filhos desta freguesia
Onde o teu olhar se perde
Nesta nossa melodia

São violas e guitarras
Que fazem nossa canção
Brota o sonho e a garra
Dentro do nosso coração

No teu belo chafariz
Jorra água a correr
Bebe-se o que o povo diz
Dá-nos força de viver

Nestas quadras da calçada
Tenho um trilho a percorrer
És terra abençoada
Que um dia viu nascer
És paços deste concelho
Matriz à beira mar
Estrela d` Alva Brilhante
Que a nós nos faz cantar

Remédio é miradouro
Nesta terra lavradia
És sonho de ouro
Lagoa és praia e baia

Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz

Igreja Matriz de Santa Cruz

A freguesia de Santa Cruz é o núcleo urbano mais antigo da cidade de Lagoa, estando nele implantado o poder municipal e o poder religioso – os Paços do Concelho e a Igreja Matriz. A par destas duas instituições existem outras que se foram fixando no decorrer dos séculos, ligadas ao poder autárquico, ao poder religioso e à sociedade civil.
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Convento de Santo António

O Convento de Santo António é considerado um dos maiores exemplos de construções arquitetónicas rica em história e cultura micaelense existentes no concelho da Lagoa. A fundação do primitivo Convento remonta ao século XVII nos paços doados pelo Conde D. Rodrigo da Câmara, localizado na zona do atual jardim, tendo sido reconstruído no século XVIII na sua atual localização após a erupção do vulcão do Pico de João Ramos que danificou o primeiro Convento. Após a extinção das Ordens Religiosas em 1832, o Convento de invocação a Santo António. Das construções e reedificações do Convento resultou uma igreja barroca profusamente decorada dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Este edifício alberga a Biblioteca Tomaz Borba Vieira, o Núcleo Museológico do Presépio e é a sede do Museu de Lagoa-Açores.

Ermida de Nossa Senhora dos Remédios

A Ermida de Nossa Senhora dos Remédios é das poucas ermidas primitivas que conserva maior pureza no seu traçado arquitetónico, por ter sofrido intervenções que pouco a descaracterizaram no decurso dos séculos. Ermida construída entre finais do século XV e inícios do século XVI, de tutela privada até finais do século XX.
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Ermida de Nossa Senhora do Cabo

A Ermida de Nossa Senhora do Cabo, também conhecida por Ermida de Nossa Senhora da Estrela, é datada do século XVII, mais concretamente do referente ao ano de 1674, ano em que o Pe. João Alves da Cruz obteve licença para a sua construção. Este pequeno templo tem o frontispício coberto de azulejos tanto no exterior como no seu interior e possui um único altar na pequena capela-mor, com um retábulo de talha dourada.

Museu de Lagoa-Açores

O Museu de Lagoa-Açores, com sede no Convento de Santo António, tem núcleos museológicos de tutela camarária e de tutela privada espalhados pelas cinco freguesias do Concelho da Lagoa. Sob a tutela camarária estão o Convento de Santo António, a Casa do Romeiro e a Casa da Cultura Carlos César. Como entidades parceiras e de tutela privada: a Coleção Visitável da Matriz de Lagoa, sob alçada da paróquia de Santa Cruz, a Tenda do Ferreiro Ferrador.
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Paços do Concelho

No século XVIII, teve lugar, em Santa Cruz, a construção de uma nova sede dos Paços do Concelho, tendo sido escolhido o local onde estavam implantadas três casas e a ermida de São Sebastião. Estes imóveis foram expropriados, como refere João José Tavares, sendo no seu lugar construído aos atuais Paços. A fachada do imóvel está virada a nordeste e dá para um pátio com um muro, com grades de ferro, estando um dos alçados virados a sul com vista para o mar e próximo do mesmo.

Jardim dos Frades

A sul do convento de Santo António está implantado desde o ano de 1897, um jardim público com várias espécies arbóreas, oriundas de latitudes e longitudes diferentes. No centro do jardim encontra-se um fontanário rodeado de árvores centenárias que guardam muitas histórias de um espaço histórico e emblemático. O recinto é popularmente conhecido pelo jardim dos Frades, pois estes cultivavam a horta para consumo e plantação de flores para ornamentação do próprio convento. Neste jardim nasceu a lenda de Santo António, conforme reza a história. É por excelência um espaço rico para a freguesia de Santa Cruz e para o concelho da Lagoa.
Previous slide
Next slide

Treatos/Impérios do Divino Espírito Santo

Império das Crianças
(Travessa da Lage e Rua do Meio)

Império da Festa / Pentecostes
(Remédios, Largo de N.S. do Cabo e Praça da República de S.
Cruz)

Império de São João
(Relvinha)

Império de São Pedro
(Longueira e Remédios)

Império da Trindade
(Cabo da Vila e Rua José Moniz)

Previous slide
Next slide

O que visitar

1 – Convento dos Franciscanos/Santo António
2 – Jardim dos Frades
3 – Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira
4 – Igreja Matriz de Santa Cruz
5 – Ermida de Nossa Senhora do Cabo
6 – Ermida de Nossa Senhora dos Remédios
7 – Trilho Pedestre | Rota da Água – Janela do Inferno
8 – Parque Natural da Chã da Macela
9 – Miradouro do Pico da Barrosa | Lagoa do Fogo

error: Content is protected !!